Precauções na manipulação de refrigerante R134a e Óleo PAG
Na qualidade de membro consciente da comunidade mundial, estamos comprometidos a eliminar os refrigerantes com base em CFC. Este documento tem por objectivo prestar informação sobre manutenção e reparação de circuitos de ar condicionado destinados a uso com R134a e óleos PAG.
Siga sempre as precauções de segurança descritas desta secção
Nunca descarregue um circuito de ar condicionado com R134a na atmosfera. Mesmo que a sua potencial destruição do ozono na atmosfera seja nula, existe sempre o risco potencial de efeito de aquecimento do globo terrestre.
A sua recuperação e reciclagem estão reguladas pela denominada acta de ar puro (Clean Air Act).
Utilize apenas componentes desenhados para R134a. Nunca introduza outro refrigerante num equipamento com R134a.
Nunca misture R134a com outros gases refrigerantes, sob pena de provocar avarias no sistema de ar condicionado.
Use somente lubrificantes PAG para sistemas com R134a. Se utilizar outros lubrificantes, produzir-se-ão avarias no sistema de A/C.
Não introduza em nenhum caso R134a ou óleo PAG num sistema que não tenha sido desenhado para tal, a menos que siga procedimentos adequados de reconversão.
Os óleos PAG que se usam nos sistemas R134a absorvem humidade atmosférica com grande rapidez. Esta humidade pode causar graves danos ou avarias no sistema de A/C.
Nunca deixe óleo PAG exposto ao ar ambiente durante períodos longos. Feche hermeticamente a embalagem de óleo imediatamente após cada utilização.
Durante a reparação do sistema de A/C, feche com tampões todos os terminais logo que tenham sido desligados até ao preciso momento em que voltar a ligá-los.
Se efectuar uma reparação num compressor ou sistema de R134a, faça o vácuo durante pelo menos 45 minutos antes da recarga, assegurando-se assim de elimina o mais pequeno vestígio de humidade que tenha sido absorvido pelo óleo PAG do compressor e pelo sistema.
INFORMAÇÃO SOBRE CUIDADOS A TER
Despressurização
Antes de desapertar ou desligar qualquer ponto do circuito, assegure-se sempre que o refrigerante foi extraído do sistema de A/C com o equipamento de recuperação adequado. Quando trabalhar com compressores separados do sistema, assegure-se sempre de aliviar primeiro a pressão interna.
Esta pressão pode ser retirada desapertando o bujão de óleo do compressor (se for necessário) ou retirando as tampas de montagem dos terminais.
Recuperação de Refrigerante
Nunca descarregue o refrigerante na atmosfera. Utilize sempre uma estação homologada de recuperação e reciclagem de refrigerante para recolher o que se extrai do sistema de A/C. Não misture refrigerantes distintos no mesmo equipamento; deve definir uma zona para R-12 e outra para R134a.
Manipulação de Refrigerante
Quando trabalhar em sistema de A/C ou compressores use sempre protecção para os olhos e as mãos.
O fluido refrigerante pode causar queimaduras por congelação e/ou cegueira.
Ventilação
Mantenha os refrigerantes e óleos afastados de chamas. Os refrigerantes podem produzir gases tóxicos na presença de uma chama. Trabalhe numa zona bem ventilada.
Uso de Ar Comprimido
Nunca introduza ar comprimido num sistema de A/C porque poderia contaminar o sistema.
Garantia de Refrigerante Reciclado
Ao usar refrigerante reciclado no(s) componente(s) de ar condicionado a garantia é a mesma, como se usasse um refrigerante novo, desde que cumpra com as seguintes normas SAE sobre:
|
R-12 |
R134a |
Pureza do refrigerante |
J1990 |
J2099 |
Máquina de Reciclagem |
J1989 |
J2210 |
As estações de reciclagem devem estar homologadas com a norma SAE. O refrigerante reciclado de outras procedências deve ajustar-se às normas ARI adequadas.
O não cumprimento destas disposições pode anular a garantia ao(s) Componente(s).