Climatização

Como converter um circuito de ar condicionado para R-134a

Como converter um circuito de ar condicionado para R-134a


Existem no mercado muitos veículos que, pela sua longevidade, se mantêm operativos e que ainda usam um gás refrigerante que contém CFC's, nocivos para o ambiente. As informações abaixo, visam ajudar a realizar uma operação de conversão para o gás refrigerante ecológico que actualmente se utiliza.


Coloque o motor do veículo e o seu ar condicionado em funcionamento durante 5 minutos e analise e registe as pressões de serviço do ar condicionado.

Desligue o ar condicionado e desligue o motor do veículo/máquina.

Retire o gás do sistema. Utilize uma estação recuperadora de gás R-12 para evitar a poluição ambiental.

Desmonte o compressor, e retire-lhe o óleo, deixando-o escorrer durante 30 minutos para um reservatório de medida, para que se inteire da quantidade retirada.

Coloque a mesma quantidade de óleo retirada do compressor, conforme a marca e modelo determinado pelo fabricante. Quando desconhecer estes dados, deverá usar um óleo "Ester"

Aconselha-se a substituição da válvula de expansão de R-12 para R134a.

Desmonte e substitua o filtro secador, ou o acumulador.

Aconselha-se a substituição de todos os O-Rings do circuito.

Limpe o circuito (utilizando uma máquina de limpeza apropriada).

Carregue o circuito com aproximadamente 120 cm3 de óleo "ESTER" (Além da quantidade já colocada ou existente no compressor).

Instale conversores para as válvulas de carga de R-12 para R134a.
Faça vácuo ao circuito durante, pelo menos, trinta minutos (podendo prolongar esta operação pelo tempo que achar necessário).

Carregue o circuito com cerca de 600gr. de gás R134a, analise as pressões e se não verificar nenhuma anomalia, adicione a quantidade de gás necessária.

Coloque o veículo/máquina em funcionamento e o seu ar condicionado.

Analise, através de um termómetro, os rendimentos à saída das condutas de ventilação, com o motor num regime de rotação médio.

Através dos manómetros de pressão, analise as pressões do circuito quer na zona de alta como na zona de baixa pressão.

Assegure-se que o filtro de pólen/habitáculo foi substituído recentemente.


Nome e Email Obrigatórios

Campos de Nome e Email Obrigatórios