Na perspectiva da Mercedes-Benz, uma parte significativa da utilização dos veículos comerciais está relacionada com a distribuição, pelo que é de fulcral importância a existência de soluções que permitam a redução de custos. Neste âmbito, realça a solução designada ECO-Start.
O Mercedes-Benz Sprinter Frigorífico, com o sistema ECO Start demonstra como se podem atingir resultados eficientes, especialmente em circuitos urbanos, permitindo alcançar uma redução média no consumo entre 5 e 8%. Como beneficio, o investimento adicional é baixo e compensado rapidamente em utilizações urbanas.
O sistema ECO Start está disponível para todos os modelos Sprinter CDI equipados com um motor diesel de quatro cilindros e caixa de velocidades manual.
Assim, a Mercedes-Benz afirma disponibilizar soluções ajustadas às necessidades sentidas no Sector da Restauração e Bebidas, quer através do modelo Vito, quer do modelo Sprinter.
O Mercedes-Benz Vito Frigorífico está disponível em três comprimentos, existindo também uma versão com tecto alto. Estas variantes permitem uma capacidade de carga de até 6,49 m3.
As motorizações que equipam o Vito vão desde a versão de 95 Cv, até à versão de 204 Cv de potência. Os motores de 116 e 150 Cv complementam os propulsores disponíveis.
Este modelo permite a adaptação a necessidades específicas de utilização, como o transporte sob temperatura dirigida.
O Sprinter tem disponíveis as versões Furgão e Chassis, tendo estes veículos, as características que melhor se adaptam a qualquer utilização.
Na versão Furgão é possível eleger entre 4 comprimentos e um volume interior que pode chegar aos 17,0 m3, recorrendo à solução de tecto mais elevada, das 3 alturas disponíveis.
A versão Chassis existe com 3 distâncias entre eixos e com duas ofertas de rodado traseiro - duplo ou simples. Esta apresenta-se com um elevado grau de flexibilidade para a montagem de equipamentos adaptados, tais como: caixas fechadas, isotérmicas ou frigorificas.
Os motores que integram ambas as versões são, no bloco de 4 cilindros, de 88, 109, 129 e 150 Cv. A motorização mais potente tem 184 Cv, com um bloco de 6 cilindros.
A Mercedes-Benz considera que, a preferência que os empresários têm demonstrado pela sua oferta, está associada aos valores da própria marca: “segurança e a fiabilidade”.
A Segurança é garantida pelos travões de disco em todas as rodas. O sistema de travagem está provido de série com os sistemas ABS, a distribuição electrónica da força de travagem (EBV), sistema de assistência na travagem (BAS) e sistema de assistência no arranque (AAS).
Os Veículos Comerciais Mercedes-Benz têm integrado de série o ADAPTIVE ESP®, cujas funções alargadas permitem o calculo, entre outros, do peso da carga do veículo e do centro de gravidade, adaptando o desempenho da travagem, à realidade específica de cada situação.
Realçando ainda que, no diz respeito à fiabilidade dos produtos Mercedes-Benz, os intervalos de manutenção alargados são um resultado “incontornável”.