Trânsito retira sete milhões de horas de trabalho
em Paris
Diariamente são perdidas sete milhões de horas de trabalho em
Paris devido aos engarrafamentos!
Na capital francesa, as pessoas perdem, em média, sete milhões de
horas de trabalho por dia com dificuldades no trânsito. Um dado curioso é que
as horas perdidas diariamente pelos parisienses no trânsito correspondem ao
número exacto de horas de trabalho da população da região de Lyon.
Redução das emissões...dá que pensar!
Já pensou se pudesse deixar o seu automóvel em casa e optasse por
entrar num transporte público? Fique a saber quais as vantagens na redução de
emissões de carbono.
Menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, menos 120 toneladas
de óxidos de azoto e menos 45 913 toneladas de dióxido de carbono seria o
balanço se 10% da população que se desloca diariamente para Lisboa passasse a
usar transportes públicos... dá que pensar!
Sabia que...
O número de carros a circular nas estradas cresce em dobro em
comparação com o ritmo de crescimento da população mundial?
As últimas estimativas
apontavam para a existência de dois mil milhões de automóveis nas estradas de
todo o mundo no ano 2030.
Carro mais caro do mundo é usado
O carro mais caro do Mundo não é novo e foi vendido por 10,976
milhões de dólares (cerca de 7,303 milhões de euros) ao DJ inglês Chris Evans.
Trata-se de um Ferrari 250 GT SWB California Spyder do ano 1961
que foi adquirido pelo DJ inglês por 10,976 milhões de dólares (cerca de 7,303
milhões de euros), num leilão organizado pela Ferrari . O valor pago pelo
Ferrari 250 GT SWB California Spyder do ano 1961 daria para comprar 731 carros
considerados mais «populares» e com zero quilómetro.
Penas de galinha transformadas em biodiesel
Um grupo de especialistas da Universidade de Nevada, nos Estados
Unidos, conseguiu produzir biodiesel a partir de penas de galinha.
Um artigo publicado no «Journal of Agricultural and Food
Chemistry» mostra que os investigadores criaram o biodiesel de boa qualidade
através da gordura da farinha de penas de galinha. A farinha das penas de
galinha pode conter até 11% de gordura. A mesma foi extraída e fervida em água,
convertendo-se em biodiesel por recurso a um processo designado por
transesterificação. De acordo com o New York Times, os investigadores
destacaram no seu artigo que a farinha de penas produzida nos Estados Unidos é
suficiente para a produção de cerca de 570 milhões de litros anuais de
biodiesel.
Pneus feitos a partir de madeira
Imagine um veículo com pneus feitos a partir de árvores! A
novidade promete surgir em breve no mercado.
Melhor performance, maior economia de combustível e energia e
preços mais acessíveis surgem entre as vantagens de uns pneus produzidos a
partir de árvores. A ideia foi desenvolvida nos Estados Unidos. Os pneus são
produzidos parcialmente em madeira, substituindo a sílica por celulose para o
seu preenchimento. A substituição é feita através de um processo barato de
hidrólise com a celulose, que forma à volta de 50% da madeira. A técnica vai
reduzir a energia que é normalmente utilizada para fabricação dos pneus, o que
promove uma diminuição dos custos. Os pneus de madeira são mais resistentes ao
calor, têm uma tracção igual em asfalto frio ou molhado e uma eficiência melhor
em comparação com os pneus tradicionais.
Abacate na produção de biodiesel
O abacate poderá vir a ser
usado na produção de biodiesel, constituindo uma alternativa mais económica do
que a soja, uma vez que oferece as duas matérias-primas necessárias para a
produção deste combustível.
Uma nova alternativa para a produção de biodiesel poderá residir
no abacate, uma vez que dele é possível extrair as duas principais
matérias-primas do biodiesel, o óleo, presente na polpa do abacate, e o álcool
etílico, extraído do caroço.
O fruto apresenta assim vantagens em relação a outras oleaginosas
usadas para a produção de biocombustível, tal como a soja da qual apenas é
extraído o óleo.
O biodiesel produzido através do óleo de abacate tem
características semelhantes às verificadas com biodiesel de soja, com excepção
da cor, o que não afectaria, no entanto, a sua qualidade.
O abacate oferece as duas matérias-primas essenciais, permite a
produção do biodiesel com custos mais baixos.
Leitor facial para automóveis
Um novo sistema de reconhecimento facial para os automóveis está a
ser desenvolvido para controlar algumas operações do veículo sem a necessidade
de tirar as mãos do volante.
O leitor facial poderá contribuir para a diminuição dos acidentes,
no sentido em que permite activar automaticamente os sistemas de segurança do
automóvel ao detectar distracções ou sinais de sonolência do condutor.
O reconhecimento seria realizado a partir de uma câmara montada
sobre o volante, permitindo detectar os movimentos da cabeça e dos olhos.
A deteção dos movimentos compara, posteriormente, as informações
recolhidas com outras armazenadas em bancos de dados para determinar quais
seriam as necessidades do condutor.
Airbag amortece os pés
O osso maior da parte inferior do seu corpo estará agora mais
protegido! Isto porque a empresa suíça Autoliv, que fabrica peças para
automóveis, criou um «airbag» especial para os pés.
A invenção tem por nome «Inflatable Carpet» e o seu objectivo é
reduzir os traumatismos na tíbia causados pelos acidentes.
A mesma empresa também já foi responsável por desenvolver um
«airbag» para os joelhos.
Sabia que o primeiro automóvel tinha apenas 3
rodas?
Antes do habitual veículo de quatro rodas que está habituado a ver
e a utilizar, o primeiro automóvel possuía unicamente 3 rodas, o que lhe
permitia atingir uma velocidade máxima de apenas 14 km/h.
O registo primitivo remota a 1886 e foi feito por Karl Benz,
alemão que fundou a empresa que deu origem à actual Mercedes-Benz.
Em criança, Karl Benz dizia na escola à professora: «Sonho com um
veículo que se mova com um motor próprio, como uma locomotiva, que não ande
sobre carris, mas em qualquer estrada, tal como uma carruagem».
Veículo mais pequeno do mundo ocupa um quarto de
estacionamento
Imagine o que seria estacionar o seu veículo num quarto de
estacionamento normal? Pois é, já será possível fazê-lo com o «Car City», o
carro eléctrico mais pequeno do mundo.
Tudo foi pensado ao pormenor, pode levar consigo um acompanhante e
carregar a bateria do «Car City» enquanto está no local de trabalho.
O veículo foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologias de
Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, e pretende, não só, ser amigo do
Ambiente, como ajudar os seus proprietários a estacionar em locais demasiado
estreitos.
Pensando na relação tamanho/preço, também os seus custos são muito
reduzidos, uma vez que contém menos peças.
Carro mais baixo do mundo mede 48,26 cm de altura
Dá-se pelo nome de Flat-Mobile e tem a altura de um pneu de carro
normal, ou seja, 48,26 centímetros.
O modelo, que já obteve autorização para circular em vias
públicas, esteve em exposição no Salão do Automóvel de Essen, na Alemanha.
O seu tamanho certamente dará muito que pensar se tivermos em
conta que pode ser facilmente «esmagado» por um automóvel normal. Por outro
lado, o Flat-Mobile beneficia de uma «pequena» vantagem¿ não há grande perigo
se capotar!
Sabia que...
83% dos carros
norte-americanos e 45% dos asiáticos possuem mudanças automáticas, contra
apenas 12% dos europeus que optam por este tipo de transmissão?
Energia solar proporciona volta ao mundo
Ao volante de um carro de
três rodas e 100% movido a energia solar, o suíço Louis Palmer deu a volta ao
mundo durante 16 meses.
A viagem, que terminou este
mês de Novembro, em Hamburgo, na Alemanha, teve início em Julho de 2007, quando
o aventureiro deixou a sua terra natal, Lucerna, na Suiça.
A uma velocidade máxima de 90 km/h, Louis Palmer percorreu vários
países num veículo, no mínimo divertido, que possui um motor eléctrico
alimentado por energia solar, que capta a partir de pequenas células solares
instaladas num enorme reboque que acompanhava o carro.
Ambientadores de carros são poluentes
A Deco analisou oito ambientadores de carros tendo chumbado metade
por concluir que estes objectos são verdadeiros poluentes.
Os quatro ambientadores chumbados pela Deco ultrapassaram o limite
imposto pela lei portuguesa relativamente à libertação de compostos orgânicos
voláteis.
As análises confirmaram que «alguns produtos têm emissões que
contribuem para a obtenção de uma concentração dentro do automóvel superior ao
limite que é definido para os ambientes interiores».
Os compostos químicos libertados por estes produtos podem provocar
irritações e problemas alérgicos, bem como dores de cabeça, mau estar ou
desconforto.
Automóvel movido exclusivamente a whisky
A Escócia desenvolveu recentemente o primeiro carro movido
exclusivamente a whisky.
O automóvel, um Radical SR4, e adaptado pela destilaria escocesa
Bruichladdich, é abastecido com whiskyX4, o malte mais alcoólico do mundo.
Os criadores deste automóvel garantem que, depois de abastecido
com a bebida, este consegue prestações de 3,50 segundos dos 0 aos 100 km/h,
apresentando um desempenho semelhante ao dos seus homólogos a gasolina.
O preço do combustível é a pior notícia deste novo modelo, dado
que cada garrafa deste malte pode ascender aos 30 euros, muito além do actual
preço do petróleo.
Primeiros amortecedores remontam aos anos 20
Os primeiros «protótipos» de amortecedores datam dos anos 20
quando os seus inventores se lembraram de instalar uma simples correia flexível
entre a mola e o chassi.
As passeatas por estradas precárias eram incómodas para os
passageiros que se deslocavam, pois provocavam a instabilidade do veículo.
Para dar a volta à questão, os amortecedores entravam em
funcionamento quando a mola recebia um impacto e se fechava. A função da
correia era devolver a mola à sua posição original, permitindo uma melhor
estabilidade do carro e reduzindo as movimentações inconstantes.
Sabia que ?
Cerca de 90% dos condutores gostam de cantar nos seus carros
contra 54% que preferem beijar e 36% que não perdem uma oportunidade para
pendurar objectos no retrovisor e nos vidros.
Estes «fetiches» são o resultado de uma pesquisa feita nos Estados
Unidos, sobre as manias dos condutores ao volante dos seus automóveis.
Entre os inquiridos, 34% garantem ainda que costumam tomar
decisões importantes; 27% não resistem a um momento de sexo; 22% gostam de andar
com fotografias da família, namorada ou ídolos a enfeitar o veículo e 4%
consideram o seu veículo o local ideal para comemorar o aniversário.
Carro detecta álcool no condutor
O primeiro automóvel inteligente já foi criado no Japão, um
veículo que possui diversos dispositivos capazes de detectar álcool, sonolência
e outros sinais que coloquem em risco a segurança.
O automóvel nipónico imobiliza-se caso os seus sensores detectem
cheiro a álcool, sinais de sonolência, ziguezagues e outros factores que
coloquem em risco a segurança do condutor e passageiros.
A tecnologia é possível através da instalação de sensores de
elevada sensibilidade que se encontram junto à caixa de velocidades, a fim de
detectar qualquer concentração de álcool na transpiração da palma da mão do
condutor.
Também no banco do condutor e passageiro estão incorporados dois
sensores de odor adicionais, capazes de detectar a presença de álcool no ar.
Dormir ao volante também está fora de questão, uma vez que o
automóvel possui uma câmara montada no tablier capaz de avaliar o estado de
sonolência do condutor «pelo número de vezes que pisca os olhos».
Os restantes comandos estarão em alerta no computador de bordo que
vigia permanentemente a condução, activando os cintos de segurança para chamar
a atenção do condutor, além de alertas sonoros e visuais através do sistema de
navegação.
Bactéria ecológica
Foi descoberta uma nova
estirpe das bactérias geobacillus, que adora calor e consome praticamente tudo,
que utiliza para produzir etanol.
A estirpe em causa poderá produzir anualmente um milhão de litros
de etanol celulósico, com temperaturas que podem chegar aos 65º Celsius, a
partir de resíduos florestais, da indústria cervejeira e polpa de alfarroba.
Os investigadores procuram agora novas formas de estimular a
bactéria para que esta venha a produzir etanol com 300 vezes mais eficácia do
que consegue no seu habitat natural.
A descoberta será fundamental na produção de biocombustíveis, no
sentido em que permite minimizar a desflorestação, bem como reduzir a
utilização de produtos alimentares e o recurso a combustíveis fósseis.
Porcos podem produzir biodiesel
A produção de biodiesel já
pode ser feita a partir de gordura animal, nomeadamente de porcos.
O combustível em causa é
produzido a partir de uma enzima retirada do pâncreas do porco, que tem a
particularidade de funcionar como um catalizador.
A iniciativa já recebeu as
maiores críticas por parte das associações de defesa dos animais, mas tem vindo
a ser testada nos Estados Unidos.
Rua mais ecológica em França
A rua Jean Bleuzen, onde
circulam perto de 13 mil automóveis por dia, situada nos arredores de Paris, em
França, foi recentemente pavimentada com um novo produto mais ecológico, apenas
num dos lados da via.
Metade da rua está
revestida com betão XT Ariar, um novo produto que, segundo os seus criadores,
reduz a poluição atmosférica através da decomposição de compostos orgânicos
voláteis e do NOx. A empresa responsável pelo produto garante que os poluentes
gasosos ficam retidos na superfície do betão, transformando-se posteriormente
em nitrato de cálcio, segundo revela a revista Auto Foco. A eficácia do produto
na redução da poluição será agora testada em metade da rua, onde estão
instaladas duas estações de monitorização da qualidade do ar, uma na parte de
betão e a outra que está revestida com alcatrão tradicional.
Veículos movidos a massa
Já imaginou conduzir um
automóvel movido a massa? Pois esta realidade poderá estar mais perto do que se
imaginava.
Um grupo de investigadores
da Universidade da Geórgia estuda a possibilidade de produzir hidrogénio para
veículos a partir de uma mistura de amido, enzimas e água, ou seja, o
necessário para fazer uma massa. As vantagens residem sobretudo na conversão
energética, mais barata e orgânica, que poderão proporcionar, no futuro,
combustível suficiente para todo o sector dos transportes.
Acelerar ajuda a poupar combustível
Ao contrário do que era
esperado, pisar a fundo no acelerador evita que se gaste mais combustível e
permite a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.
De modo a poupar o
combustível do seu automóvel tem que acelerar fortemente até que se atinjam as
2.000 rpm e colocar posteriormente a mudança seguinte, acelerando mais uma vez
até às 2.000 rpm.
Isto acontece porque geralmente os motores dos automóveis são mais
eficientes quando se pressiona o acelerador, por causa das fricções internas.
Chaves inteligentes vão ter novas características
As chaves dos automóveis
estão a ganhar novas e superiores funcionalidades e a pouco e pouco deixou de
ser necessário utilizar as fechaduras, já que os comandos à distância
possibilitam maior liberdade de movimentos.
No futuro as chaves dos
automóveis vão comandar outros aparelhos e serão também inteligentes, visto
encontrarem facilmente o seu carro num parque de estacionamento de um centro
comercial, à semelhança do que poderá ainda acontecer em caso de furto.
As futuras chaves dos automóveis poderão vir a funcionar como
interface de ligação entre o sistema de navegação e um telemóvel PDA.
Mazda desenvolve tecido 100% biológico
A Mazda já desenvolveu o primeiro tecido 100% biológico para
bancos de automóveis, exclusivamente feito de fibras de plantas.
O novo tecido não contém qualquer tipo de materiais derivados de
produtos petrolíferos mas assegura o mesmo tipo de qualidade e durabilidade
necessárias ao revestimento dos bancos.
O tecido 100% biológico é resistente ao abrasão e aos efeitos
nefastos dos raios solares e possui igualmente diversas características que lhe
permitem impedir o avanço das chamas, através de uma combinação de inúmeras
moléculas de ácido láctico, obtidas a partir da fermentação de hidratos de
carbono de plantas de açúcar.
Os inventores deste tipo de tecido pretendem agora alargar a sua
investigação a plantas que não façam parte da cadeia alimentar, a fim de
diminuir o impacto destas tecnologias nos preços e fornecimento de produtos
alimentares.
Crise influencia sinistralidade rodoviária
A situação económica das
famílias contribui de forma variada para o aumento ou redução dos acidentes
rodoviários em Portugal, segundo as conclusões de um estudo preliminar da
Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária elaborado pelo ISCTE.
O relatório comparou os dados do consumo de combustíveis e da
sinistralidade entre 1990 e 1991 e entre 1995 e 1996 e concluiu que a tendência
de aumento nos dos factores surge sempre associada, ou seja, quando o consumo
de combustível é maior, aumenta igualmente o valor da sinistralidade nas estradas.
O ISCTE considera que estes dados são suficientes para demonstrar
que existe uma ligação entre a situação económica das famílias portuguesas e a
sinistralidade rodoviária, segundo adianta a Auto Foco.
Da mesma forma, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM)
entende que os incidentes nas estradas portuguesas não podem ser
descontextualizados do aumento do preço da gasolina e da maior preocupação dos
condutores em circular mais devagar para consumir menos.
Quanto pesa um litro de gasolina
Um litro de gasolina pesa cerca de 0,8 quilos.
Segundo avança o site da Universidade Nova de Lisboa, quando este
litro de gasolina é queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigénio
atmosférico, produzindo cerca de 8,5 quilos de dióxido de carbono.
Veículos japoneses são os mais eficientes em
termos ambientais
Um estudo do clube automobilístico VCDl revela que os carros
japoneses são os mais eficientes no que diz respeito ao meio ambiente, ocupando
as melhores posições à frente dos construtores alemães.
Com modelos económicos em combustível e que limitam as emissões de
gases poluentes, a Honda, Toyota, Daihatsu e Mazda encabeçam a classificação
estabelecida pelo VCD, que se define como uma alternativa ecológica frente ao maior clube automobilístico da
Alemanha, o ADAC.
De salientar que os carros japoneses aparecem em sete dos dez
primeiros lugares da lista, sendo que existe apenas um veículo alemão, um
Volkswagen, o VW Polo Blue Motion, e dois franceses, o Citroën C1 1.0 Advance e
Peugeot 107 Petit Filou 70, que ficaram entre os dez melhores.
De acordo com a Folha Online, dos 350 veículos testados, o clube
recomenda 71 cujas emissões de dióxido de carbono não superam os 140 gramas por
quilómetro, um nível que a Comissão Europeia tem intenções de reduzir abaixo
dos 120 gramas até 2012.
Quanto consomem os automóveis?
Os veículos automóveis são responsáveis pelo consumo de mais de
metade do petróleo produzido no mundo.
Em 2003, o consumo mundial de petróleo foi de cerca de 80 milhões
de barris por dia (Mb/d), sendo que apenas os Estados Unidos c onsumiram quase
20 Mb/d, dois terços dos quais no sector de transportes.
Refira-se que os Estados Unidos têm uma frota de cerca de 210
milhões de automóveis e camiões ligeiros.
Biocombustível a partir de frutas desenvolvido nos
EUA
Um grupo de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos
Estados Unidos, conseguiu criar um novo tipo de combustível a partir do açúcar
encontrado em determinas frutas, como maçãs e laranjas.
De acordo com os investigadores a frutose pode ser convertida num
novo tipo de combustível para os automóveis, possui uma emissão reduzida de
dióxido de carbono e apresenta várias vantagens sobre o etanol.
O artigo publicado na revista Nature, revela que a frutose pode
ser convertida num combustível denominado dimetilfurano, capaz de armazenar 40%
mais energia do que o etanol, não evapora tão facilmente e é menos volátil,
segundo revela a BBC Brasil.
Os cientistas afirmam que a frutose pode ser obtida directamente a
partir de frutas e plantas ou a partir da glicose, mas, segundo os
investigadores, ainda seriam necessárias mais pesquisas para verificar o
impacto ambiental deste novo combustível.
Nova Iorque vai ter táxis ecológicos até 2012
Os táxis de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vão tornar-se
híbridos até 2012, passando a funcionar com gasolina e electricidade.
A medida, anunciada pelo presidente da câmara nova-iorquino,
Michael Bloomberg, tem como finalidade contribuir para o esforço de redução da
poluição do ar, integrando o plano de redução de 30% das emissões de gases com
efeito de estufa na cidade, até 2030.
De acordo com a BBC Brasil, os novos táxis híbridos vão começar já
a circular nas ruas de Nova Iorque, substituindo, gradualmente, a actual frota
de 13 mil carros.
«A implementação de padrões mais rigorosos para mais de 13 mil
táxis nesta cidade vai trazer os mesmos benefícios de ar puro equivalentes à
remoção de 32 mil carros particulares das ruas», adiantou Michael Bloomberg.
Béla Barényi: pai da moderna segurança automóvel
nasceu há 100 anos
Béla Barényi, considerado o pai da moderna segurança automóvel,
nasceu há 100 anos.
O engenheiro Béla Barényi foi o autor de invenções pioneiras como
a zona de deformação, a direcção de segurança e a protecção contra embate
lateral, tendo registado mais de 2.500 patentes.
O princípio da zona de deformação por ele desenvolvido foi
utilizado pela primeira vez num Mercedes-Benz de produção em série em 1959,
constituindo ainda hoje o alicerce da segurança automóvel contemporânea.
Sabia que. . .
O número de automóveis nas estradas aumenta a um ritmo duas vezes
superior ao da população mundial. Prevê-se que, no ano de 2030, existam 2
biliões em todo o mundo.
Design Award 2007 para bicicleta BMW
A bicicleta BMW Cruise foi a grande vencedora do Design Award 2007
alemão para a categoria «Cars and Two-wheelers».
Este prémio, instituído em 1969, baseia-se em critérios como a
inovação, a tecnologia e o design.
Mercedes-Benz celebra 25 milhões de automóveis
comercializados
A Mercedez-Benz acaba de celebrar a comercialização de 25 milhões
de automóveis em todo o mundo, ao longo da sua longa história.
«A crescente evolução registada nas vendas da Mercedes-Benz
durante os últimos 60 anos comprova, incontestavelmente, o sucesso ao longo
prazo da nossa estratégia de produto», salientou Klaus Maier, vice-presidente
do Mercedes Car Group.
O veículo nº 25.000.000, um Classe E da nova geração, foi entregue
no Mercedes-Benz Customer Center, em Sindelfingen, ao proprietário de uma
empresa de táxis em Munique.
«O primeiro veículo de passageiros Mercedes-Benz do pós-guerra
saiu, há mais de 60 anos, da linha de produção em Sindelfingen», referiu por
seu turno, Eberhard Haller, responsável da DaimlerChysler, em Sindelfingen.
«Joaninha» completa 60 anos de existência
O familiar e económico 4cv, popularizado em Portugal pelo
«joaninha», completa 60 anos de existência.
O «joaninha», lançado a 3 de Outubro de 1946, seria uma alavanca
importante para a Renault no pós-guerra, bem como para a recuperação da
indústria automóvel francesa. Nos 15 anos em que esteve em comercialização, o
4cv deu a volta ao mundo.
Para lá das estradas, o 4cv recebeu várias modificações que o
tornaram uma presença regular nas pistas, contando no seu curriculum com
vitórias em provas como as 24 Horas de Le Mans e a Mille Miglia.
Durante a II Guerra Mundial, com as fábricas obrigadas a
dedicarem-se ao material militar, Fernand Picard e Edmond Serre planeiam em
segredo um automóvel compacto de cariz familiar, ocultando o plano de tal forma
que nem o próprio patrão, Louis Renault, tem conhecimento do projecto, então
designado 106.
A primeira maquete nasce no mesmo ambiente de secretismo,
construída com grande dificuldade. É então que Louis Renault conhece o futuro
4cv, não se opondo à ideia. Ainda na clandestinidade, o projecto 106 é ensaiado
pela primeira vez em Setembro de 1943 mas é vetado por Renault. Os defensores
do 4cv não desistem e continuam a desenvolver o conceito. O fim da guerra não
trouxe melhores ventos. Segue-se a nacionalização da empresa e a chegada de um
novo Presidente Director Geral. Pierre Lefaucheux recupera o projecto e
acredita num rumo de sucesso.
Em Outubro de 1946, o primeiro salão de Paris dá a conhecer ao
mundo o 4cv.
Táxis cor-de-rosa para mulheres no Dubai
O Dubai, um dos sete reinos dos Emirados Árabes Unidos, vai criar,
brevemente, táxis cor-de-rosa exclusivamente dedicados ao público feminino, que
circularão nas zonas mais visitadas por mulheres.
Os veículos apresentam tejadilhos, interior e assentos em
cor-de-rosa e outros acessórios que lhe darão um toque mais feminino, refere a
agência EFE.
Um responsável do Departamento de Táxis do Dubai disse ao jornal
local Gulf News que apenas as mulheres poderão usufruiu deste serviço e que os
táxis serão posicionados em lugares como shoppings e perto do Hospital e
Maternidade Al Wasal.
Um Porsche em ouro...
A empresa Visualis, situada na cidade alemã de Pforzheim,
conhecida pela sua indústria de joalharia e relojoaria, apresentou recentemente
um Porsche Boxster com acabamento em ouro de 22 quilates.
O veículo resulta da criação do artesão Bernd Hoeger e tem
aplicações de ouro em vários componentes, como o volante, os puxadores das
portas e a pintura da carroçaria e das jantes, refere o AutoHoje Online.
A Visualis pretende trabalhar mais nove modelos da Porsche.
Sabia que...
... bater com o carro a 60 km/h é o mesmo que cair de um prédio de
quatro andares?
E que a 80 km/h, o impacto equivale a uma queda livre de 25
metros?
Uma bicicleta da Mercedes
A Mercedes-Benz vai muito além da produção de veículos motorizados
e já lançou no mercado várias bicicletas, entre as quais o seu modelo mais
recente, a Automatic Bike 2006.
E porque está é uma bicicleta da Mercedes, vem equipada com um
sistema de mudanças com oito velocidades e com um computador central de bordo
que fornece informações como a velocidade, a mudança engrenada ou a cadência
das pedaladas.
Como avança o portal AutoHoje, a Automatic Bike 2006 tem luz de
estacionamento e um sistema que activa os faróis de acordo com as necessidades.
Esta bicicleta pode ser adquirida por valores aproximados de 1.882 a 2.105
euros.
Mercedes-Benz é a marca mais popular entre os
rappers
A marca Mercedes-Benz foi a mais citada em canções pelos rappers
norte-americanos em 2005, de acordo com um estudo realizado pela Agenda INC. e
publicado na CCN Money online.
De acordo com o estudo, citado pelo Autohoje Online, a marca alemã
foi citada 100 vezes em letras de músicas, seguindo-se a Cadillac, com 62
referências, a Bentley, a Rolls Royce e a Chevrolet. Esta análise incidiu sobre
106 canções que estiveram no top 20 da revista Billboard.
Veículo de taxista da Maia em exposição na
Alemanha
O taxista maiato José Mota Pereira, que exerce a profissão no
Aeroporto Francisco Sá Carneiro desde 1977, foi convidado pela Mercedes a
colocar a sua viatura, um Mercedes-Benz 200 D, no novo museu da fabricante
alemã, em Estugarda, cuja inauguração está marcada para o dia 29 de Maio.
O novo edifício futurista, situado junto à mais antiga fábrica da
Mercedes, acolherá as suas maiores preciosidades e será o maior museu automóvel
do mundo e o único com uma colecção histórica de veículos comerciais.
O local onde ficará instalado o táxi será decorado com várias
fotografias da cidade da Maia, que servirão de pano de fundo.
A marca germânica decidiu contactar o taxista José Mota Pereira
devido ao facto de a viatura ter um recorde de um milhão de oitocentos mil
quilómetros efectuados e estar em bom estado de conservação.
José Pereira foi convidado para estar presente na abertura oficial
do novo museu automóvel.
Morgan 4/4 é o carro mais antigo em produção ainda
hoje
Construído pela Morgan Motor Car Company (fudada em 1910), o
Morgan 4/4 é o carro mais antigo em produção ainda hoje, estando este ano a
assinalar o seu 70º aniversário.
O carro inglês, cujo recorde de produção contínua lhe valeu um
lugar no Guinness World Records, já conheceu várias edições ao longo das
últimas sete décadas. A espera por um exemplar pode durar até oito anos, uma
vez que o Morgan 4/4 é produzido artesanalmente.
Para comemorar os 70 anos desde que foi lançado ¿ em 1936 ¿ a
Morgan Motor Car Company está a preparar a construção artesanal de 142 Morgan
4/4.
A Morgan Motor Car Company foi fundada por Henry Frederick Stanley
Morgan numa pequena oficina em Malvern, no condado de Worchestershire, Inglaterra,
e começou por construir carros de três rodas, tornando-se famosa por isso.
A tradição dos «three-wheelers» foi quebrada em 1936 (apesar dos
carros de três rodas apenas deixarem de ser produzidos em 1952), numa altura em
que os carros desportivos de quatro rodas estavam na moda.
O primeiro carro de quatro rodas a ser produzido pela companhia
foi o roadster Morgan 4/4 (quatro rodas e quatro cilindros), um descapotável de
dois lugares e imagem desportiva.