Climatização

Curiosidades - Setor Automóvel

Curiosidades - Setor Automóvel


Trânsito retira sete milhões de horas de trabalho em Paris

Diariamente são perdidas sete milhões de horas de trabalho em Paris devido aos engarrafamentos!

Na capital francesa, as pessoas perdem, em média, sete milhões de horas de trabalho por dia com dificuldades no trânsito. Um dado curioso é que as horas perdidas diariamente pelos parisienses no trânsito correspondem ao número exacto de horas de trabalho da população da região de Lyon.


Redução das emissões...dá que pensar!

Já pensou se pudesse deixar o seu automóvel em casa e optasse por entrar num transporte público? Fique a saber quais as vantagens na redução de emissões de carbono.

Menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, menos 120 toneladas de óxidos de azoto e menos 45 913 toneladas de dióxido de carbono seria o balanço se 10% da população que se desloca diariamente para Lisboa passasse a usar transportes públicos... dá que pensar!

 

Sabia que...

O número de carros a circular nas estradas cresce em dobro em comparação com o ritmo de crescimento da população mundial?

 As últimas estimativas apontavam para a existência de dois mil milhões de automóveis nas estradas de todo o mundo no ano 2030.

 

Carro mais caro do mundo é usado

O carro mais caro do Mundo não é novo e foi vendido por 10,976 milhões de dólares (cerca de 7,303 milhões de euros) ao DJ inglês Chris Evans.

Trata-se de um Ferrari 250 GT SWB California Spyder do ano 1961 que foi adquirido pelo DJ inglês por 10,976 milhões de dólares (cerca de 7,303 milhões de euros), num leilão organizado pela Ferrari . O valor pago pelo Ferrari 250 GT SWB California Spyder do ano 1961 daria para comprar 731 carros considerados mais «populares» e com zero quilómetro.

 

Penas de galinha transformadas em biodiesel

Um grupo de especialistas da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, conseguiu produzir biodiesel a partir de penas de galinha.

Um artigo publicado no «Journal of Agricultural and Food Chemistry» mostra que os investigadores criaram o biodiesel de boa qualidade através da gordura da farinha de penas de galinha. A farinha das penas de galinha pode conter até 11% de gordura. A mesma foi extraída e fervida em água, convertendo-se em biodiesel por recurso a um processo designado por transesterificação. De acordo com o New York Times, os investigadores destacaram no seu artigo que a farinha de penas produzida nos Estados Unidos é suficiente para a produção de cerca de 570 milhões de litros anuais de biodiesel.

        

Pneus feitos a partir de madeira

Imagine um veículo com pneus feitos a partir de árvores! A novidade promete surgir em breve no mercado.

Melhor performance, maior economia de combustível e energia e preços mais acessíveis surgem entre as vantagens de uns pneus produzidos a partir de árvores. A ideia foi desenvolvida nos Estados Unidos. Os pneus são produzidos parcialmente em madeira, substituindo a sílica por celulose para o seu preenchimento. A substituição é feita através de um processo barato de hidrólise com a celulose, que forma à volta de 50% da madeira. A técnica vai reduzir a energia que é normalmente utilizada para fabricação dos pneus, o que promove uma diminuição dos custos. Os pneus de madeira são mais resistentes ao calor, têm uma tracção igual em asfalto frio ou molhado e uma eficiência melhor em comparação com os pneus tradicionais.

 

Abacate na produção de biodiesel

 O abacate poderá vir a ser usado na produção de biodiesel, constituindo uma alternativa mais económica do que a soja, uma vez que oferece as duas matérias-primas necessárias para a produção deste combustível.

Uma nova alternativa para a produção de biodiesel poderá residir no abacate, uma vez que dele é possível extrair as duas principais matérias-primas do biodiesel, o óleo, presente na polpa do abacate, e o álcool etílico, extraído do caroço.

O fruto apresenta assim vantagens em relação a outras oleaginosas usadas para a produção de biocombustível, tal como a soja da qual apenas é extraído o óleo.

O biodiesel produzido através do óleo de abacate tem características semelhantes às verificadas com biodiesel de soja, com excepção da cor, o que não afectaria, no entanto, a sua qualidade.

O abacate oferece as duas matérias-primas essenciais, permite a produção do biodiesel com custos mais baixos. 

 

Leitor facial para automóveis

Um novo sistema de reconhecimento facial para os automóveis está a ser desenvolvido para controlar algumas operações do veículo sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

O leitor facial poderá contribuir para a diminuição dos acidentes, no sentido em que permite activar automaticamente os sistemas de segurança do automóvel ao detectar distracções ou sinais de sonolência do condutor.

O reconhecimento seria realizado a partir de uma câmara montada sobre o volante, permitindo detectar os movimentos da cabeça e dos olhos.

A deteção dos movimentos compara, posteriormente, as informações recolhidas com outras armazenadas em bancos de dados para determinar quais seriam as necessidades do condutor.

 

Airbag amortece os pés

O osso maior da parte inferior do seu corpo estará agora mais protegido! Isto porque a empresa suíça Autoliv, que fabrica peças para automóveis, criou um «airbag» especial para os pés.           

A invenção tem por nome «Inflatable Carpet» e o seu objectivo é reduzir os traumatismos na tíbia causados pelos acidentes.

A mesma empresa também já foi responsável por desenvolver um «airbag» para os joelhos.

 

Sabia que o primeiro automóvel tinha apenas 3 rodas?

Antes do habitual veículo de quatro rodas que está habituado a ver e a utilizar, o primeiro automóvel possuía unicamente 3 rodas, o que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de apenas 14 km/h.

O registo primitivo remota a 1886 e foi feito por Karl Benz, alemão que fundou a empresa que deu origem à actual Mercedes-Benz.

Em criança, Karl Benz dizia na escola à professora: «Sonho com um veículo que se mova com um motor próprio, como uma locomotiva, que não ande sobre carris, mas em qualquer estrada, tal como uma carruagem».

 

Veículo mais pequeno do mundo ocupa um quarto de estacionamento

Imagine o que seria estacionar o seu veículo num quarto de estacionamento normal? Pois é, já será possível fazê-lo com o «Car City», o carro eléctrico mais pequeno do mundo.

Tudo foi pensado ao pormenor, pode levar consigo um acompanhante e carregar a bateria do «Car City» enquanto está no local de trabalho.

O veículo foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologias de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, e pretende, não só, ser amigo do Ambiente, como ajudar os seus proprietários a estacionar em locais demasiado estreitos.

Pensando na relação tamanho/preço, também os seus custos são muito reduzidos, uma vez que contém menos peças.

 

Carro mais baixo do mundo mede 48,26 cm de altura

Dá-se pelo nome de Flat-Mobile e tem a altura de um pneu de carro normal, ou seja, 48,26 centímetros.

O modelo, que já obteve autorização para circular em vias públicas, esteve em exposição no Salão do Automóvel de Essen, na Alemanha.

O seu tamanho certamente dará muito que pensar se tivermos em conta que pode ser facilmente «esmagado» por um automóvel normal. Por outro lado, o Flat-Mobile beneficia de uma «pequena» vantagem¿ não há grande perigo se capotar!

 

Sabia que...

 83% dos carros norte-americanos e 45% dos asiáticos possuem mudanças automáticas, contra apenas 12% dos europeus que optam por este tipo de transmissão?


Energia solar proporciona volta ao mundo

Ao volante de um carro de três rodas e 100% movido a energia solar, o suíço Louis Palmer deu a volta ao mundo durante 16 meses.

A viagem, que terminou este mês de Novembro, em Hamburgo, na Alemanha, teve início em Julho de 2007, quando o aventureiro deixou a sua terra natal, Lucerna, na Suiça. 

A uma velocidade máxima de 90 km/h, Louis Palmer percorreu vários países num veículo, no mínimo divertido, que possui um motor eléctrico alimentado por energia solar, que capta a partir de pequenas células solares instaladas num enorme reboque que acompanhava o carro. 

 

Ambientadores de carros são poluentes

A Deco analisou oito ambientadores de carros tendo chumbado metade por concluir que estes objectos são verdadeiros poluentes.

Os quatro ambientadores chumbados pela Deco ultrapassaram o limite imposto pela lei portuguesa relativamente à libertação de compostos orgânicos voláteis.

As análises confirmaram que «alguns produtos têm emissões que contribuem para a obtenção de uma concentração dentro do automóvel superior ao limite que é definido para os ambientes interiores».

Os compostos químicos libertados por estes produtos podem provocar irritações e problemas alérgicos, bem como dores de cabeça, mau estar ou desconforto.

 

Automóvel movido exclusivamente a whisky

A Escócia desenvolveu recentemente o primeiro carro movido exclusivamente a whisky.

O automóvel, um Radical SR4, e adaptado pela destilaria escocesa Bruichladdich, é abastecido com whiskyX4, o malte mais alcoólico do mundo.

Os criadores deste automóvel garantem que, depois de abastecido com a bebida, este consegue prestações de 3,50 segundos dos 0 aos 100 km/h, apresentando um desempenho semelhante ao dos seus homólogos a gasolina.

O preço do combustível é a pior notícia deste novo modelo, dado que cada garrafa deste malte pode ascender aos 30 euros, muito além do actual preço do petróleo.

 

Primeiros amortecedores remontam aos anos 20

Os primeiros «protótipos» de amortecedores datam dos anos 20 quando os seus inventores se lembraram de instalar uma simples correia flexível entre a mola e o chassi.

As passeatas por estradas precárias eram incómodas para os passageiros que se deslocavam, pois provocavam a instabilidade do veículo.

Para dar a volta à questão, os amortecedores entravam em funcionamento quando a mola recebia um impacto e se fechava. A função da correia era devolver a mola à sua posição original, permitindo uma melhor estabilidade do carro e reduzindo as movimentações inconstantes.

 

Sabia que ?

Cerca de 90% dos condutores gostam de cantar nos seus carros contra 54% que preferem beijar e 36% que não perdem uma oportunidade para pendurar objectos no retrovisor e nos vidros.

Estes «fetiches» são o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, sobre as manias dos condutores ao volante dos seus automóveis.

Entre os inquiridos, 34% garantem ainda que costumam tomar decisões importantes; 27% não resistem a um momento de sexo; 22% gostam de andar com fotografias da família, namorada ou ídolos a enfeitar o veículo e 4% consideram o seu veículo o local ideal para comemorar o aniversário.

 

Carro detecta álcool no condutor

O primeiro automóvel inteligente já foi criado no Japão, um veículo que possui diversos dispositivos capazes de detectar álcool, sonolência e outros sinais que coloquem em risco a segurança.

O automóvel nipónico imobiliza-se caso os seus sensores detectem cheiro a álcool, sinais de sonolência, ziguezagues e outros factores que coloquem em risco a segurança do condutor e passageiros. 

A tecnologia é possível através da instalação de sensores de elevada sensibilidade que se encontram junto à caixa de velocidades, a fim de detectar qualquer concentração de álcool na transpiração da palma da mão do condutor.

Também no banco do condutor e passageiro estão incorporados dois sensores de odor adicionais, capazes de detectar a presença de álcool no ar. 

Dormir ao volante também está fora de questão, uma vez que o automóvel possui uma câmara montada no tablier capaz de avaliar o estado de sonolência do condutor «pelo número de vezes que pisca os olhos».

Os restantes comandos estarão em alerta no computador de bordo que vigia permanentemente a condução, activando os cintos de segurança para chamar a atenção do condutor, além de alertas sonoros e visuais através do sistema de navegação.  

 

Bactéria ecológica

 Foi descoberta uma nova estirpe das bactérias geobacillus, que adora calor e consome praticamente tudo, que utiliza para produzir etanol.

A estirpe em causa poderá produzir anualmente um milhão de litros de etanol celulósico, com temperaturas que podem chegar aos 65º Celsius, a partir de resíduos florestais, da indústria cervejeira e polpa de alfarroba.

Os investigadores procuram agora novas formas de estimular a bactéria para que esta venha a produzir etanol com 300 vezes mais eficácia do que consegue no seu habitat natural.

A descoberta será fundamental na produção de biocombustíveis, no sentido em que permite minimizar a desflorestação, bem como reduzir a utilização de produtos alimentares e o recurso a combustíveis fósseis.

 

Porcos podem produzir biodiesel

 A produção de biodiesel já pode ser feita a partir de gordura animal, nomeadamente de porcos.

 O combustível em causa é produzido a partir de uma enzima retirada do pâncreas do porco, que tem a particularidade de funcionar como um catalizador.

 A iniciativa já recebeu as maiores críticas por parte das associações de defesa dos animais, mas tem vindo a ser testada nos Estados Unidos.

 

Rua mais ecológica em França

 A rua Jean Bleuzen, onde circulam perto de 13 mil automóveis por dia, situada nos arredores de Paris, em França, foi recentemente pavimentada com um novo produto mais ecológico, apenas num dos lados da via.

 Metade da rua está revestida com betão XT Ariar, um novo produto que, segundo os seus criadores, reduz a poluição atmosférica através da decomposição de compostos orgânicos voláteis e do NOx. A empresa responsável pelo produto garante que os poluentes gasosos ficam retidos na superfície do betão, transformando-se posteriormente em nitrato de cálcio, segundo revela a revista Auto Foco. A eficácia do produto na redução da poluição será agora testada em metade da rua, onde estão instaladas duas estações de monitorização da qualidade do ar, uma na parte de betão e a outra que está revestida com alcatrão tradicional.

 

Veículos movidos a massa

 Já imaginou conduzir um automóvel movido a massa? Pois esta realidade poderá estar mais perto do que se imaginava.

 Um grupo de investigadores da Universidade da Geórgia estuda a possibilidade de produzir hidrogénio para veículos a partir de uma mistura de amido, enzimas e água, ou seja, o necessário para fazer uma massa. As vantagens residem sobretudo na conversão energética, mais barata e orgânica, que poderão proporcionar, no futuro, combustível suficiente para todo o sector dos transportes. 

 

Acelerar ajuda a poupar combustível

 Ao contrário do que era esperado, pisar a fundo no acelerador evita que se gaste mais combustível e permite a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.

 De modo a poupar o combustível do seu automóvel tem que acelerar fortemente até que se atinjam as 2.000 rpm e colocar posteriormente a mudança seguinte, acelerando mais uma vez até às 2.000 rpm.

Isto acontece porque geralmente os motores dos automóveis são mais eficientes quando se pressiona o acelerador, por causa das fricções internas.


Chaves inteligentes vão ter novas características

 As chaves dos automóveis estão a ganhar novas e superiores funcionalidades e a pouco e pouco deixou de ser necessário utilizar as fechaduras, já que os comandos à distância possibilitam maior liberdade de movimentos. 

 No futuro as chaves dos automóveis vão comandar outros aparelhos e serão também inteligentes, visto encontrarem facilmente o seu carro num parque de estacionamento de um centro comercial, à semelhança do que poderá ainda acontecer em caso de furto.

As futuras chaves dos automóveis poderão vir a funcionar como interface de ligação entre o sistema de navegação e um telemóvel PDA.

 

Mazda desenvolve tecido 100% biológico

A Mazda já desenvolveu o primeiro tecido 100% biológico para bancos de automóveis, exclusivamente feito de fibras de plantas.

O novo tecido não contém qualquer tipo de materiais derivados de produtos petrolíferos mas assegura o mesmo tipo de qualidade e durabilidade necessárias ao revestimento dos bancos.

O tecido 100% biológico é resistente ao abrasão e aos efeitos nefastos dos raios solares e possui igualmente diversas características que lhe permitem impedir o avanço das chamas, através de uma combinação de inúmeras moléculas de ácido láctico, obtidas a partir da fermentação de hidratos de carbono de plantas de açúcar.

Os inventores deste tipo de tecido pretendem agora alargar a sua investigação a plantas que não façam parte da cadeia alimentar, a fim de diminuir o impacto destas tecnologias nos preços e fornecimento de produtos alimentares.

 

Crise influencia sinistralidade rodoviária

 A situação económica das famílias contribui de forma variada para o aumento ou redução dos acidentes rodoviários em Portugal, segundo as conclusões de um estudo preliminar da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária elaborado pelo ISCTE.

O relatório comparou os dados do consumo de combustíveis e da sinistralidade entre 1990 e 1991 e entre 1995 e 1996 e concluiu que a tendência de aumento nos dos factores surge sempre associada, ou seja, quando o consumo de combustível é maior, aumenta igualmente o valor da sinistralidade nas estradas.

O ISCTE considera que estes dados são suficientes para demonstrar que existe uma ligação entre a situação económica das famílias portuguesas e a sinistralidade rodoviária, segundo adianta a Auto Foco.

Da mesma forma, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM) entende que os incidentes nas estradas portuguesas não podem ser descontextualizados do aumento do preço da gasolina e da maior preocupação dos condutores em circular mais devagar para consumir menos.

 

Quanto pesa um litro de gasolina

Um litro de gasolina pesa cerca de 0,8 quilos.

Segundo avança o site da Universidade Nova de Lisboa, quando este litro de gasolina é queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigénio atmosférico, produzindo cerca de 8,5 quilos de dióxido de carbono.

 

Veículos japoneses são os mais eficientes em termos ambientais

Um estudo do clube automobilístico VCDl revela que os carros japoneses são os mais eficientes no que diz respeito ao meio ambiente, ocupando as melhores posições à frente dos construtores alemães.

Com modelos económicos em combustível e que limitam as emissões de gases poluentes, a Honda, Toyota, Daihatsu e Mazda encabeçam a classificação estabelecida pelo VCD, que se define como uma alternativa ecológica frente ao maior clube automobilístico da Alemanha, o ADAC.

De salientar que os carros japoneses aparecem em sete dos dez primeiros lugares da lista, sendo que existe apenas um veículo alemão, um Volkswagen, o VW Polo Blue Motion, e dois franceses, o Citroën C1 1.0 Advance e Peugeot 107 Petit Filou 70, que ficaram entre os dez melhores.

De acordo com a Folha Online, dos 350 veículos testados, o clube recomenda 71 cujas emissões de dióxido de carbono não superam os 140 gramas por quilómetro, um nível que a Comissão Europeia tem intenções de reduzir abaixo dos 120 gramas até 2012.

 

Quanto consomem os automóveis?

Os veículos automóveis são responsáveis pelo consumo de mais de metade do petróleo produzido no mundo.

Em 2003, o consumo mundial de petróleo foi de cerca de 80 milhões de barris por dia (Mb/d), sendo que apenas os Estados Unidos c onsumiram quase 20 Mb/d, dois terços dos quais no sector de transportes.

Refira-se que os Estados Unidos têm uma frota de cerca de 210 milhões de automóveis e camiões ligeiros.

 

Biocombustível a partir de frutas desenvolvido nos EUA

Um grupo de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, conseguiu criar um novo tipo de combustível a partir do açúcar encontrado em determinas frutas, como maçãs e laranjas.

De acordo com os investigadores a frutose pode ser convertida num novo tipo de combustível para os automóveis, possui uma emissão reduzida de dióxido de carbono e apresenta várias vantagens sobre o etanol.

O artigo publicado na revista Nature, revela que a frutose pode ser convertida num combustível denominado dimetilfurano, capaz de armazenar 40% mais energia do que o etanol, não evapora tão facilmente e é menos volátil, segundo revela a BBC Brasil.

Os cientistas afirmam que a frutose pode ser obtida directamente a partir de frutas e plantas ou a partir da glicose, mas, segundo os investigadores, ainda seriam necessárias mais pesquisas para verificar o impacto ambiental deste novo combustível.

 

Nova Iorque vai ter táxis ecológicos até 2012

Os táxis de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vão tornar-se híbridos até 2012, passando a funcionar com gasolina e electricidade.

A medida, anunciada pelo presidente da câmara nova-iorquino, Michael Bloomberg, tem como finalidade contribuir para o esforço de redução da poluição do ar, integrando o plano de redução de 30% das emissões de gases com efeito de estufa na cidade, até 2030.

De acordo com a BBC Brasil, os novos táxis híbridos vão começar já a circular nas ruas de Nova Iorque, substituindo, gradualmente, a actual frota de 13 mil carros.

«A implementação de padrões mais rigorosos para mais de 13 mil táxis nesta cidade vai trazer os mesmos benefícios de ar puro equivalentes à remoção de 32 mil carros particulares das ruas», adiantou Michael Bloomberg.

 

Béla Barényi: pai da moderna segurança automóvel nasceu há 100 anos

Béla Barényi, considerado o pai da moderna segurança automóvel, nasceu há 100 anos.

O engenheiro Béla Barényi foi o autor de invenções pioneiras como a zona de deformação, a direcção de segurança e a protecção contra embate lateral, tendo registado mais de 2.500 patentes.

O princípio da zona de deformação por ele desenvolvido foi utilizado pela primeira vez num Mercedes-Benz de produção em série em 1959, constituindo ainda hoje o alicerce da segurança automóvel contemporânea.

 

Sabia que. . .

O número de automóveis nas estradas aumenta a um ritmo duas vezes superior ao da população mundial. Prevê-se que, no ano de 2030, existam 2 biliões em todo o mundo.

 

Design Award 2007 para bicicleta BMW

A bicicleta BMW Cruise foi a grande vencedora do Design Award 2007 alemão para a categoria «Cars and Two-wheelers».

Este prémio, instituído em 1969, baseia-se em critérios como a inovação, a tecnologia e o design.

 

Mercedes-Benz celebra 25 milhões de automóveis comercializados

A Mercedez-Benz acaba de celebrar a comercialização de 25 milhões de automóveis em todo o mundo, ao longo da sua longa história.

«A crescente evolução registada nas vendas da Mercedes-Benz durante os últimos 60 anos comprova, incontestavelmente, o sucesso ao longo prazo da nossa estratégia de produto», salientou Klaus Maier, vice-presidente do Mercedes Car Group.

O veículo nº 25.000.000, um Classe E da nova geração, foi entregue no Mercedes-Benz Customer Center, em Sindelfingen, ao proprietário de uma empresa de táxis em Munique.

«O primeiro veículo de passageiros Mercedes-Benz do pós-guerra saiu, há mais de 60 anos, da linha de produção em Sindelfingen», referiu por seu turno, Eberhard Haller, responsável da DaimlerChysler, em Sindelfingen.

 

«Joaninha» completa 60 anos de existência

O familiar e económico 4cv, popularizado em Portugal pelo «joaninha», completa 60 anos de existência.

O «joaninha», lançado a 3 de Outubro de 1946, seria uma alavanca importante para a Renault no pós-guerra, bem como para a recuperação da indústria automóvel francesa. Nos 15 anos em que esteve em comercialização, o 4cv deu a volta ao mundo.

Para lá das estradas, o 4cv recebeu várias modificações que o tornaram uma presença regular nas pistas, contando no seu curriculum com vitórias em provas como as 24 Horas de Le Mans e a Mille Miglia.

Durante a II Guerra Mundial, com as fábricas obrigadas a dedicarem-se ao material militar, Fernand Picard e Edmond Serre planeiam em segredo um automóvel compacto de cariz familiar, ocultando o plano de tal forma que nem o próprio patrão, Louis Renault, tem conhecimento do projecto, então designado 106.

A primeira maquete nasce no mesmo ambiente de secretismo, construída com grande dificuldade. É então que Louis Renault conhece o futuro 4cv, não se opondo à ideia. Ainda na clandestinidade, o projecto 106 é ensaiado pela primeira vez em Setembro de 1943 mas é vetado por Renault. Os defensores do 4cv não desistem e continuam a desenvolver o conceito. O fim da guerra não trouxe melhores ventos. Segue-se a nacionalização da empresa e a chegada de um novo Presidente Director Geral. Pierre Lefaucheux recupera o projecto e acredita num rumo de sucesso.

Em Outubro de 1946, o primeiro salão de Paris dá a conhecer ao mundo o 4cv.

 

Táxis cor-de-rosa para mulheres no Dubai

O Dubai, um dos sete reinos dos Emirados Árabes Unidos, vai criar, brevemente, táxis cor-de-rosa exclusivamente dedicados ao público feminino, que circularão nas zonas mais visitadas por mulheres.

Os veículos apresentam tejadilhos, interior e assentos em cor-de-rosa e outros acessórios que lhe darão um toque mais feminino, refere a agência EFE.

Um responsável do Departamento de Táxis do Dubai disse ao jornal local Gulf News que apenas as mulheres poderão usufruiu deste serviço e que os táxis serão posicionados em lugares como shoppings e perto do Hospital e Maternidade Al Wasal.

 

Um Porsche em ouro...

A empresa Visualis, situada na cidade alemã de Pforzheim, conhecida pela sua indústria de joalharia e relojoaria, apresentou recentemente um Porsche Boxster com acabamento em ouro de 22 quilates.

O veículo resulta da criação do artesão Bernd Hoeger e tem aplicações de ouro em vários componentes, como o volante, os puxadores das portas e a pintura da carroçaria e das jantes, refere o AutoHoje Online.

A Visualis pretende trabalhar mais nove modelos da Porsche.

 

Sabia que...

... bater com o carro a 60 km/h é o mesmo que cair de um prédio de quatro andares?

E que a 80 km/h, o impacto equivale a uma queda livre de 25 metros?

 

Uma bicicleta da Mercedes

A Mercedes-Benz vai muito além da produção de veículos motorizados e já lançou no mercado várias bicicletas, entre as quais o seu modelo mais recente, a Automatic Bike 2006.

E porque está é uma bicicleta da Mercedes, vem equipada com um sistema de mudanças com oito velocidades e com um computador central de bordo que fornece informações como a velocidade, a mudança engrenada ou a cadência das pedaladas.

Como avança o portal AutoHoje, a Automatic Bike 2006 tem luz de estacionamento e um sistema que activa os faróis de acordo com as necessidades. Esta bicicleta pode ser adquirida por valores aproximados de 1.882 a 2.105 euros.

 

Mercedes-Benz é a marca mais popular entre os rappers

A marca Mercedes-Benz foi a mais citada em canções pelos rappers norte-americanos em 2005, de acordo com um estudo realizado pela Agenda INC. e publicado na CCN Money online.

De acordo com o estudo, citado pelo Autohoje Online, a marca alemã foi citada 100 vezes em letras de músicas, seguindo-se a Cadillac, com 62 referências, a Bentley, a Rolls Royce e a Chevrolet. Esta análise incidiu sobre 106 canções que estiveram no top 20 da revista Billboard.

 

Veículo de taxista da Maia em exposição na Alemanha

O taxista maiato José Mota Pereira, que exerce a profissão no Aeroporto Francisco Sá Carneiro desde 1977, foi convidado pela Mercedes a colocar a sua viatura, um Mercedes-Benz 200 D, no novo museu da fabricante alemã, em Estugarda, cuja inauguração está marcada para o dia 29 de Maio.

O novo edifício futurista, situado junto à mais antiga fábrica da Mercedes, acolherá as suas maiores preciosidades e será o maior museu automóvel do mundo e o único com uma colecção histórica de veículos comerciais.

O local onde ficará instalado o táxi será decorado com várias fotografias da cidade da Maia, que servirão de pano de fundo.

A marca germânica decidiu contactar o taxista José Mota Pereira devido ao facto de a viatura ter um recorde de um milhão de oitocentos mil quilómetros efectuados e estar em bom estado de conservação.

José Pereira foi convidado para estar presente na abertura oficial do novo museu automóvel.

 

Morgan 4/4 é o carro mais antigo em produção ainda hoje

Construído pela Morgan Motor Car Company (fudada em 1910), o Morgan 4/4 é o carro mais antigo em produção ainda hoje, estando este ano a assinalar o seu 70º aniversário.

O carro inglês, cujo recorde de produção contínua lhe valeu um lugar no Guinness World Records, já conheceu várias edições ao longo das últimas sete décadas. A espera por um exemplar pode durar até oito anos, uma vez que o Morgan 4/4 é produzido artesanalmente.

Para comemorar os 70 anos desde que foi lançado ¿ em 1936 ¿ a Morgan Motor Car Company está a preparar a construção artesanal de 142 Morgan 4/4.

A Morgan Motor Car Company foi fundada por Henry Frederick Stanley Morgan numa pequena oficina em Malvern, no condado de Worchestershire, Inglaterra, e começou por construir carros de três rodas, tornando-se famosa por isso.

A tradição dos «three-wheelers» foi quebrada em 1936 (apesar dos carros de três rodas apenas deixarem de ser produzidos em 1952), numa altura em que os carros desportivos de quatro rodas estavam na moda.

O primeiro carro de quatro rodas a ser produzido pela companhia foi o roadster Morgan 4/4 (quatro rodas e quatro cilindros), um descapotável de dois lugares e imagem desportiva.




Nome e Email Obrigatórios

Campos de Nome e Email Obrigatórios